O Fórum

img_alunosNo nascimento da filial Fórum Cultural CELART, encontra-se a experiência de 30 anos de trabalho com o curso livre de produção textual para jovens que se preparam para o vestibular, denominado Fórum Cultural. Visando a realizar-se como um espaço de construção do conhecimento desde os primeiros anos de vida dos educandos, em 2000, o Fórum Cultural inaugurou-se também como escola regular para a Educação Infantil e 1º Segmento do Ensino Fundamental, sob o nome Geração Fórum Cultural (autorização – E-03/811.776/200). Ampliando essa proposta, e apoiado nos mesmos valores de solidariedade, cidadania e comprometimento com a realidade global, em 2008 (autorização – E-03/812309/08 deu continuidade a essa proposta, estendendo sua área de atuação para o 2º Segmento do Ensino Fundamental. Mais uma vez, observando os mesmos princípios e propósitos, o Fórum Cultural, agora sob a sigla fantasia CELART (Ciências, Esportes, Letras, Artes e Tecnologia) amplia sua área de atuação inaugurando a filial no endereço acima mencionado, oferecendo Ensino Fundamental de 1º a 9º ano e Ensino Médio. Dessa forma, o Fórum Cultural CELART reitera essa história e ratifica sua firme decisão de se realizar como um espaço em que se possibilite projetar a vida que se quer construir e a sociedade em que se quer viver, comprometendo-se com princípios que defendam o respeito às diferenças, em uma Escola em que a satisfação provenha da concretização de pequenas etapas do sonho maior, e mais, em uma escola em que se profira o compromisso pela Paz e que por esse compromisso se regulamente.

A escola se fundamenta prioritariamente na interligação entre 3 áreas do conhecimento: Psicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia. Da perspectiva pedagógica propriamente dita, adotamos uma linha conteudística, percebida nos três componentes que a sustentam: conceito, procedimentos e atitudes. Essa linha tem como fim último um ensino voltado para competências, ou seja, que está orientado para a capacidade de o sujeito mobilizar recursos de diferentes ordens – cognitiva, intelectual, emocional -, tendo como objetivo abordar situações complexas que se podem identificar. Logo, diferentemente do que se julga, essa forma de abordagem exige conhecer conteúdos que sejam relevantes para esse sujeito dentro de um determinado contexto. Destarte, ao adotarmos essa abordagem metodológica, visamos a estabelecer vínculos mais significativos entre os alunos e o processo de aprendizagem.

A concepção de ensino com a qual trabalhamos implica assim a construção de estratégias didáticas variadas, que conjugam as diversas formas de intervenção pedagógica com as necessidades de cada aluno obedecendo aos seguintes critérios:

1. Organização dos Grupos 

Os grupos no Fórum Cultural CELART organizam-se em séries anuais, com base na idade e no nível de desenvolvimento, respeitando sempre o interesse da criança pelo processo de aprendizagem.
Na Educação Báscia, sempre respeitando o espírito da Lei, o Fórum Cultural CELART poderá reclassificar alunos, inclusive nos casos de transferência, tendo como base as normas curriculares gerais e o nível de desenvolvimento e o seu processo de aprendizagem. Através do regime de progressão regular do aluno, os grupos são divididos em: 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio, são nomeados como Fórum I, Fórum II e subsequentemente e CELART I, CELART II e subsequentemente.
Como nossa Escola se propõe a observar o nível de desenvolvimento de cada aluno, a Escola dispõe de um núcleo de avaliação de forma que qualquer caso que exija uma análise diferenciada, tenha o parecer desse núcleo.

2. Acompanhamento do Desenvolvimento Integral do Educando

Em nosso trabalho, no Fórum Cultural CELART, o conhecimento das necessidades e particularidades de cada aluno em seu processo de construção do conhecimento é essencial para o desenvolver da nossa práxis. A articulação em ter as áreas da Psicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia objetiva um conhecimento mais vasto, integrado e profundo do desenvolvimento do educando de forma que as múltiplas inteligências e os diversos canais explorados em sua aprendizagem e desenvolvimento sejam mapeados e orientem, assim, a intervenção do professor.

3. Relacionamento com as Famílias

Ainda em função da nossa proposta interdisciplinar, escolhemos a palavra “integração” para definir a variada gama de relações desenvolvidas no espaço da escola. Nas relações aluno-aluno, profissional-aluno, profissional-Escola, aluno-Escola e família-Escola, temos como meta principal o processo de integração. Com esse fim, estabelecemos práticas que permeiam as diversas relações citadas acima, para que possamos trabalhar, assim, pela construção do conhecimento, pela formação de nossos profissionais e alunos e pelo acolhimento às famílias. No caso das famílias, iniciamos a nossa troca a partir de uma entrevista inicial, através da qual resgatamos a história de cada educando, observando desenvolvimento psicomotor, linguístico, relação entre os familiares e expectativas com relação ao trabalho do Fórum Cultural CELART.

4. Etapas Oferecidas e Regime de Funcionamento

Para o ingresso no 1º ano e nos anos subsequentes, foi observada a lei Estadual de nº 5844/2009 que permite a matrícula do aluno que completar 6 anos e 11 meses até 31 de dezembro do corrente ano no 1º ano do Ensino Fundamental e assim por diante, como exposto abaixo:
Ensino Fundamental 1o Segmento, horário de 12h30 às 18h00:
• 1o ano – Geração Fórum I (6 anos a 6 anos e 11 meses);
• 2o ano – Geração Fórum II (7 anos a 7 anos e 11 meses);
• 3o ano – Geração Fórum III (8 anos a 8 anos e 11 meses);
• 4o ano – Geração Fórum IV (9 anos a 9 anos e 11 meses);
• 5o ano – Geração Fórum V (10 anos a 10 anos e 11 meses).
Ensino Fundamental 2o Segmento, horário de 7h00 às 12h30:
• 6o ano – Geração Fórum VI (11 anos a 11 anos e 11 meses);
• 7o ano – Geração Fórum VII (12 anos a 12 anos e 11 meses);
• 8o ano – Geração Fórum VIII (13 anos a 13 anos e 11 meses);
• 9o ano – Geração Fórum IX (14 anos a 14 anos e 11 meses).
Ensino Médio, horário de 7h00 às 12h30:
• 1o ano – CELART I (15 anos a 15 anos e 11 meses).
• 2o ano – CELART II (16 anos a 16 anos e 11 meses).
• 3o ano – CELART III (17 anos a 17 anos e 11 meses).

5. Número de Alunos por segmento

Ensino Fundamental 1o Segmento: 25 alunos (1 professor e 1 auxiliar)
Ensino Fundamental 2o Segmento: 30 alunos (1 professor por disciplina e 1 auxiliar)
Ensino Médio: 35 alunos (1 professor por disciplina e 1 monitor)
Observação: O número de alunos por turma pode acrescer sempre que houver aluno bolsista, segundo cláusula 16 da Convenção Coletiva de Trabalho – SINPRO – Niterói e Região.

6. Previsão de Matrículas e Vagas

O Fórum Cultural CELART abre matrículas para o 1º Segmento do Ensino Fundamental no horário da tarde, das 13h00 às 18h00; para o 2º Segmento do Ensino Fundamental, de 7h00 às 12h30 e para o Ensino Médio, de 7h00 às 13h00 e de 14h00 às16h45 duas vezes na semana.
Para o preenchimento das vagas disponíveis é estipulado uma data para a efetuação dessas matrículas, tendo os alunos do Fórum Cultural prioridade para o preenchimento das vagas disponíveis, até a data estipulada para a efetuação dessas matrículas. Após essa data, são abertas as matrículas para os demais candidatos, ficando a matrícula do aluno que perdeu o prazo submetida à apreciação da Coordenação.
São oferecidas, no Ensino Fundamental, 25 vagas para cada uma das duas turmas de cada ano do 1º Segmento, 30 vagas para cada uma das duas turmas de cada ano do 2º Segmento e 35 para cada um dos anos do Ensino Médio, totalizando 345 vagas no turno da manhã e 250 vagas no turno da tarde.
A concepção de ensino com a qual o Fórum Cultural CELART desenvolve sua proposta implica a construção de estratégias didáticas variadas, que conjugam as diversas formas de intervenção pedagógica com as necessidades de cada aluno. No processo de construção do conhecimento, acreditamos que a prática diária e a investigação sistemática das múltiplas inteligências vão indicar os melhores canais, métodos e atividades a serem seguidos. Logo, para que seja factível concretizar, na práxis, tais concepções, faz-se imprescindível atenção individualizada aos alunos, parceria efetiva com as famílias, formação superior e constante dos profissionais e a integração da equipe que realiza esta práxis.

7. Atividades oferecidas em horários extra 2013

8. Educação alimentar

responsável pela elaboração de cardápios e acompanhamento dos alunos nos momentos de alimentação, quando são servidas merendas balanceadas feitas na Escola, com o objetivo de trabalhar as funções dos alimentos e os hábitos alimentares.

Nossa escola oferece assim os seguintes serviços

A organização

A Escola trabalha com interligação entre três áreas principais do conhecimento: Psicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia. Com base então na interdisciplinaridade, a Direção e a Coordenação da Instituição desenvolveram a proposta pedagógica que implica:

  • olhar individualizado aos alunos;
  • acolhimento às famílias e trabalho em parceria;
  • trabalho em grupos reduzidos;
  • cumprimento da grade curricular exigida pelo MEC;
  • aulas de Música, Teatro, Filosofia, Educação Física e Espanhol no horário curricular;
  • parceria com a Cultura Inglesa, através do programa EveryDay English e exames de Cambridge;
  • aulas ministradas por professores com graduação, mestrado ou doutorado;
  • presença, em sala, de profissionais de facilitação do ensino para alunos com necessidades educacionais especiais, sempre que necessário;
  • oferta de horários parcial ou integral que envolvam atividades esportivas/ artísticas ou pedagógicas;
  • esportivas com bola, para os alunos da Educação Infantil;
  • programa de Educação Alimentar.

 


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