Ensino

Médio

Nesta etapa da vida escolar, o F√≥rum Cultural preocupa-se ainda mais em preparar o aluno para exercer sua cidadania, tanto no mundo real, quanto no virtual. Exercer cidadania significa conhecer plenamente direitos e  estar apto a cumprir deveres com autonomia e senso cr√≠tico. Ainda que essa prepara√ß√£o n√£o possa ser feita apenas nos √ļltimos tr√™s anos da vida escolar e que exija toda uma trajet√≥ria de forma√ß√£o desse indiv√≠duo junto √†s fam√≠lias, s√£o nesses tr√™s anos que nossa Escola se dedica a apoi√°-los emocionalmente e muni-los de ferramentas acad√™micas necess√°rias para que acessem a vida universit√°ria e avancem no mundo do trabalho encorajados por seus sonhos. 

Galeria de Fotos

Atividades

Estrutura de Funcionamento

Os princípios e conceitos que fundamentam o Fórum Cultural Celart (vide O Fórum) se estendem da Educação Infantil ao Ensino Médio. No entanto, cada Segmento se organiza de acordo com suas especificidades.

No Ensino M√©dio, as quatro √°reas do conhecimento favorecem a comunica√ß√£o entre os saberes dos diferentes componentes curriculares: L√≠ngua Portuguesa, Literatura, Produ√ß√£o Textual, L√≠ngua Inglesa, Artes/M√ļsica, Educa√ß√£o F√≠sica, Matem√°tica, Biologia, F√≠sica, Qu√≠mica, Hist√≥ria, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

A equipe pedagógica é composta por professores e tutores altamente qualificados, que atuam tanto no período das aulas regulares, como também nos horários dedicados à monitoria das diversas disciplinas.

As turmas desse segmento s√£o compostas de, no m√°ximo, 40 alunos e recebem o apoio de uma auxiliar de ensino.

Avalia√ß√Ķes

As avalia√ß√Ķes do F√≥rum Cultural obedecem a crit√©rios conteud√≠sticos e atitudinais, englobando os diversos aspectos que embasam os componentes curriculares: testes, Oficinas (vide O F√≥rum), exames trimestrais, simulados externos ou internos, comprometimento e escudo (s√≠mbolo atribu√≠do pelo conselho diretor, com base no protagonismo desse sujeito/aluno mediante os desafios que lhes s√£o propostos). 

Sobretudo nas Segunda e Terceira s√©ries do Ensino M√©dio, essas avalia√ß√Ķes s√£o alinhadas √† Matriz do ENEM, visando a desenvolver habilidades e compet√™ncias necess√°rias aos exames de acesso √†s universidades, sejam elas p√ļblicas ou privadas, no Brasil ou no exterior.

 


Rotina

Hor√°rio de Funcionamento

  • 1¬ļ S√©rie: diariamente, de 7h00 √†s 12h40; quartas e sextas, de 13h30 √†s 17h30.

        Monitorias: Quintas-feiras, de 13h30 √†s 17h30.

  • 2¬™ e 3¬™ S√©ries: diariamente, de 7h00 √†s 12h40; ter√ßas, quintas e sextas, de 13h30 √†s 17h30. 

        Monitorias: Segundas e quartas, de 13h30 √†s 17h30.

O lanche, o material de uso coletivo e o Inglês, em parceria com Edify/Cultura Inglesa, estão incluídos na mensalidade.

O uso do uniforme é obrigatório e o mesmo está disponível para compra na papelaria Art Nit.

Acompanhamento Pedagógico

  • Considerando a import√Ęncia que as provas do ENEM t√™m hoje para o acesso √†s universidades do pa√≠s e do exterior, aos alunos do Ensino M√©dio do F√≥rum Cultural s√£o oferecidas 50 horas semanais entre aulas regulares e monitorias nas diversas disciplinas, totalizando, no 1¬ļ ano,  1500 horas anuais, e nos 2¬ļ e 3¬ļ anos, minimamente, 1800 horas. 
  • √Ä Matem√°tica s√£o dedicados 300 minutos de aula regular por semana. 
  • √Ä Produ√ß√£o Textual √©  reservado um tempo de aula regular e um tempo para a escritura do texto na Escola. A avalia√ß√£o dessas produ√ß√Ķes √© realizada tanto pela equipe Pedag√≥gica da Escola, como por profissionais externos com ampla experi√™ncia na corre√ß√£o de reda√ß√Ķes de v√°rios exames vestibulares.
  • Al√©m dos livros did√°ticos, os alunos contam com listas de exerc√≠cios complementares. 
  • O acompanhamento do desempenho acad√™mico das turmas √© realizado atrav√©s de encontros individuais entre a equipe pedag√≥gica e alunos, a fim de avaliar os sucessos alcan√ßados e os desafios a serem vencidos.