Princípios, Conceitos e Metodologias

O Fórum Cultural CELART é um espaço em que se constroem sonhos e se valorizam memórias.

Em 2019, completando 20 anos de atua√ß√£o, nossa Escola, agora associada √† Bahema Educa√ß√£o, continua firme em seu prop√≥sito de ser um espa√ßo que prima pela educa√ß√£o de qualidade. Atuamos desde a Educa√ß√£o Infantil at√© o Ensino M√©dio. Temos por objetivo prestar servi√ßos educacionais de excel√™ncia, sem qualquer discrimina√ß√£o de ordem social, religiosa, pol√≠tica ou filos√≥fica. Estamos embasados nos princ√≠pios da √©tica, da solidariedade, do empenho da palavra dada, do respeito √†s diferen√ßas, da constru√ß√£o do conhecimento, da revitaliza√ß√£o da cultura human√≠stica e da conquista de autonomia intelectual. Por essa raz√£o, denominamo-nos F√≥rum, espa√ßo para discuss√£o de valores e garantia das liberdades individuais.
Nossa atuação vai
muito além da educação
formal dos nossos
alunos.

Preocupamo-nos com
a formação de cidadãos
aptos para os grandes
desafios da vida.

O UNIVERSO F√ďRUM

Entre mar e montanha, cercado de verde, o Universo Fórum Cultural CELART é um espaço de alegria, afeto, acolhimento, respeito, em que o estreitamento de laços entre professores, funcionários, alunos e seus familiares fortalecem a construção de saberes.

Construímos memórias que ficarão para toda a vida!

O NASCIMENTO DO F√ďRUM CULTURAL

No nascimento da filial F√≥rum Cultural CELART, encontra-se a experi√™ncia de 30 anos de trabalho com Curso Livre de Produ√ß√£o Textual para jovens que se preparavam para o vestibular, denominado F√≥rum Cultural. Visando a realizar-se como um espa√ßo de constru√ß√£o do conhecimento desde os primeiros anos de vida dos educandos, em 2000, o F√≥rum Cultural inaugurou-se como escola regular para a Educa√ß√£o Infantil e 1¬ļ Segmento do Ensino Fundamental, sob o nome Gera√ß√£o F√≥rum Cultural. Ampliando essa proposta e apoiado nos mesmos valores de solidariedade, cidadania e comprometimento com a realidade global, em 2008 deu continuidade a essa proposta, estendendo sua √°rea de atua√ß√£o para o 2¬ļ Segmento do Ensino Fundamental.

F√ďRUM CULTURAL-CELART

Observando os mesmos princ√≠pios e prop√≥sitos, o F√≥rum Cultural, em 2011, sob a sigla fantasia CELART (Ci√™ncias, Esportes, Letras, Artes e Tecnologia), amplia sua √°rea de atua√ß√£o ao inaugurar a filial na Regi√£o Oce√Ęnica, oferecendo Ensino Fundamental de 1¬ļ a 9¬ļ ano e, em 2013, Ensino M√©dio. Em conson√Ęncia com as mudan√ßas trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o CELART renova o seu espa√ßo para a chegada da Educa√ß√£o Infantil, consolidando, destarte, todo o ciclo da Educa√ß√£o B√°sica. Dessa forma, o F√≥rum Cultural CELART reitera sua hist√≥ria e ratifica a firme decis√£o de se realizar como um espa√ßo em que se possibilite projetar a vida que se quer construir e a sociedade em que se quer viver. Uma sociedade em que prevale√ßa o respeito √†s diferen√ßas, em que se profira o compromisso pela Paz e por esse compromisso se Regulamente.

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Em conson√Ęncia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o F√≥rum Cultural vem enriquecendo e atualizando sua Proposta Pedag√≥gica, aprimorando habilidades e compet√™ncias em Campos de Experi√™ncias nas quatro √°reas do conhecimento, a saber: Linguagens, Matem√°tica, Ci√™ncias Humanas e Ci√™ncias da Natureza. Nesta perspectiva, os alunos t√™m a oportunidade de se (des)cobrirem como sujeitos capazes de efetivamente exercerem sua cidadania.

A EQUIPE F√ďRUM

A Equipe Pedagógica do Fórum Cultural é composta por professores graduados, pós-graduados, mestres e doutores, profissionais de excelência em contínuo processo de atualização.

Nossa equipe dedica-se tamb√©m a forma√ß√Ķes mais espec√≠ficas que abrangem aspectos psicol√≥gicos, fonoaudiol√≥gicos, psicopedag√≥gicos e de sa√ļde mental, promovendo, assim, acolhimento aos alunos e √†s fam√≠lias na forma√ß√£o de um espa√ßo de troca de saberes e de afetos.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

São definidos como propostas curriculares que situam o estudante como protagonista no processo de ensino/aprendizagem visando à ação, criação e produção de cultura.

Desde a funda√ß√£o do F√≥rum, esses projetos j√° acontecem em formato de Oficinas, nas quais, em grupo, nossos alunos produzem saberes, vivenciam experi√™ncias, exploram diferentes linguagens e descobrem segredos da natureza e desafios da f√≠sica e da qu√≠mica, fazendo uso de recursos humanos e tecnol√≥gicos. Observa√ß√£o, experimenta√ß√£o e pesquisa organizam, assim, atividades interativas e colaborativas, atrav√©s das quais o aluno √© estimulado a aproximar conceitos cient√≠ficos de fen√īmenos cotidianos, conceber e maturar ideias, construir hip√≥teses, planejar trabalhos e desenvolver estrat√©gias para resolu√ß√£o de problemas. Desses processos surgem as lideran√ßas e o gosto pelo empreendedorismo. 

INGLÊS

No ano do seu nascimento, o Fórum Cultural inaugurou o Everyday English, projeto pioneiro em parceria com a Cultura Inglesa, cujo diferencial está em atender a todos os alunos, apresentar carga horária de 5 horas semanais (incluídas na grade curricular e na mensalidade) e certificá-los pela Cultura Inglesa, ao final da segunda série do Ensino Médio.

Com base na contínua formação dos professores e na utilização de metodologias voltadas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, nossos alunos vêm alcançando excelentes resultados em exames internacionais de proficiência, como os de Cambridge, o que levou o Fórum Cultural a ser agraciado com o título de Escola Embaixadora do Edify by Cultura Inglesa.

O sucesso dessa parceria nos permitiu propor para 2019 a extens√£o do projeto bilingue Edify by Cultura Inglesa, para mais 5 horas semanais.

LAZER INTELIGENTE

O que √© o Lazer Inteligente? √Č o recreio tradicional amparado em intencionalidade pedag√≥gica. Por tr√°s de cada brincadeira proposta, de cada jogo, de cada competi√ß√£o, os objetivos levam √† pr√°tica do fairplay, ao respeito ao outro, ao reconhecimento de talentos, ao aprendizado em vida social e ao estreitamento de la√ßos de amizade, para al√©m da sistematiza√ß√£o que rege a sala de aula. As propostas nascem, na maior parte das vezes, dos pr√≥prios alunos, sempre apoiados por profissionais que garantem o ambiente de satisfa√ß√£o nesse espa√ßo-tempo.

EDUCA√á√ÉO F√ćSICA

Conforme prega a Base Nacional Comum Curricular, Motricidade e Corporeidade (maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo) são percebidas por nós como atos de linguagem.

Assim, nas aulas de Educa√ß√£o F√≠sica, aos alunos s√£o oferecidas experi√™ncias de condicionamento f√≠sico, de consci√™ncia corporal e de modalidades esportivas, cujo objetivo essencial consiste em formar seres humanos capazes de tomar decis√Ķes √©ticas sobre o papel das pr√°ticas corporais nos projetos de vida individuais e coletivos.

M√öSICA

A m√ļsica, linguagem universal, √© a express√£o humana que se materializa por meio dos sons, despertando sensibilidade e propiciando intera√ß√Ķes sociais.

A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos, vivências fundamentais para a inserção e participação crítica e ativa na sociedade.

Por isso, no F√≥rum Cultural, a m√ļsica ganha papel primordial na grade curricular, sendo valorizada em suas diferentes formas de express√£o e origens.

ARTES

O trabalho de Artes no Fórum Cultural se estrutura no tripé História da Arte, Apreciação Estética e Fazer Artístico.

O respeito à individualidade, a livre criação, a experimentação de técnicas e o exercício do olhar são considerados porta de entrada para um trabalho que visa à autonomia criativa e expressiva do aluno.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

Desde de 2000, nossa escola, comprometida com a educação integral dos seus alunos, antecipadamente cumpria uma lei promulgada em 2018, que inclui a Educação Alimentar nas disciplinas de Ciências e Biologia.

Para al√©m do trabalho propriamente pedag√≥gico, nossos alunos s√£o acompanhados, nas diferentes refei√ß√Ķes, por profissionais da √°rea que os incentivam a provar e valorizar os diversos alimentos que comp√Ķem a Pir√Ęmide Alimentar, sempre visando √† conscientiza√ß√£o de que uma vida saud√°vel e produtiva depende de uma alimenta√ß√£o equilibrada e nutritiva.

ROB√ďTICA

Uma cesta de basquete autom√°tica, um rob√ī seguidor de linha, lutadores de sum√ī e at√© rob√īs para batalha! Esses s√£o alguns dos resultados do trabalho dos alunos do F√≥rum nas Oficinas de Rob√≥tica,  a partir dos kits LEGO. Nesse espa√ßo, a liberdade de criar os mais diferentes rob√īs para os mais diferentes prop√≥sitos se soma ao aprendizado da programa√ß√£o que est√° por tr√°s dos rob√īs aut√īnomos e da engenharia dos rob√īs robustos. 

Para fora dos muros da Escola, nossos alunos ainda participam de competi√ß√Ķes, nas quais s√£o desafiados √† supera√ß√£o dos seus limites, em nome de uma pr√°tica colaborativa e do alcance dos melhores resultados.


ATENDIMENTO PEDAG√ďGICO

O F√≥rum Cultural oferece, no contra-turno do Ensino Fundamental I, uma oportunidade de atendimento aos alunos que apresentam alguma necessidade de apoio nas v√°rias disciplinas, nas tarefas de casa, ou mesmo, para atualiza√ß√£o de conte√ļdos, em caso de aus√™ncia prolongada. Nestes momentos, os estudantes s√£o assistidos em grupo por um professor, que visa atender √†s demandas individuais de cada um deles.