Ensino Médio

Nesta etapa da vida escolar, o Fórum Cultural preocupa-se ainda mais em preparar o aluno para exercer sua cidadania, tanto no mundo real, quanto no virtual. Exercer cidadania significa conhecer plenamente direitos e estar apto a cumprir deveres com autonomia e senso crítico. Ainda que essa preparação não possa ser feita apenas nos últimos três anos da vida escolar e que exija toda uma trajetória de formação desse indivíduo junto às famílias, são nesses três anos que nossa Escola se dedica a apoiá-los emocionalmente e muni-los de ferramentas acadêmicas necessárias para que acessem a vida universitária e avancem no mundo do trabalho encorajados por seus sonhos.

1-Apr-05-2021-02-20-43-41-PM

Estrutura de funcionamento

Os princípios e conceitos que fundamentam o Fórum Cultural Celart se estendem da Educação Infantil ao Ensino Médio. No entanto, cada Segmento se organiza de acordo com suas especificidades.No Ensino Médio, as quatro áreas do conhecimento favorecem a comunicação entre os saberes dos diferentes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual, Língua Inglesa, Artes/Música, Educação Física, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A equipe pedagógica é composta por professores e tutores altamente qualificados, que atuam tanto no período das aulas regulares, como também nos horários dedicados à monitoria das diversas disciplinas. As turmas desse segmento recebem o apoio de uma auxiliar de ensino.

2-Apr-23-2021-05-57-47-96-PM

Rotina

O horário de funcionamento regular é de 13h00 às 17h45 e integral de 10h00 às 17h45. O lanche, o material de uso coletivo e o Inglês (Everyday English), em parceria com Edify, está incluído na mensalidade. No horário integral, estão incluídos na mensalidade duas atividades esportivas, almoço e recreação. O uso do uniforme é obrigatório e o mesmo está disponível para compra na papelaria Art Nit.

3-4

Avaliações

As avaliações do Fórum Cultural obedecem a critérios conteudísticos e atitudinais, englobando os diversos aspectos que embasam os componentes curriculares: testes, Oficinas (vide O Fórum), exames trimestrais, simulados externos ou internos, comprometimento e escudo (símbolo atribuído pelo conselho diretor, com base no protagonismo desse sujeito/aluno mediante os desafios que lhes são propostos). Sobretudo nas Segunda e Terceira séries do Ensino Médio, essas avaliações são alinhadas à Matriz do ENEM, visando a desenvolver habilidades e competências necessárias aos exames de acesso às universidades, sejam elas públicas ou privadas, no Brasil ou no exterior.