Por Que Estudar Aqui?

Princípios, Conceitos e Metodologias
O Fórum Cultural CELART é um espaço em que se constroem sonhos e se valorizam memórias.
Conheça. 

1

Campos de experiência

São definidos como propostas curriculares que situam o estudante como protagonista no processo de ensino/aprendizagem visando à ação, criação e produção de cultura. Desde a fundação do Fórum, esses projetos já acontecem em formato de Oficinas, nas quais, em grupo, nossos alunos produzem saberes, vivenciam experiências, exploram diferentes linguagens e descobrem segredos da natureza e desafios da física e da química, fazendo uso de recursos humanos e tecnológicos. Observação, experimentação e pesquisa organizam, assim, atividades interativas e colaborativas, através das quais o aluno é estimulado a aproximar conceitos científicos de fenômenos cotidianos, conceber e maturar ideias, construir hipóteses, planejar trabalhos e desenvolver estratégias para resolução de problemas. Desses processos surgem as lideranças e o gosto pelo empreendedorismo.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

2-1

Inglês

No ano do seu nascimento, o Fórum Cultural inaugurou o Everyday English, projeto pioneiro em parceria com a Cultura Inglesa, cujo diferencial está em atender a todos os alunos, apresentar carga horária de 5 horas semanais (incluídas na grade curricular e na mensalidade) e certificá-los pela Cultura Inglesa, ao final da segunda série do Ensino Médio. Com base na contínua formação dos professores e na utilização de metodologias voltadas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, nossos alunos vêm alcançando excelentes resultados em exames internacionais de proficiência, como os de Cambridge, o que levou o Fórum Cultural a ser agraciado com o título de Escola Embaixadora do Edify by Cultura Inglesa. O sucesso dessa parceria nos permitiu propor para 2019 a extensão do projeto bilingue Edify by Cultura Inglesa, para mais 5 horas semanais.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

3-1-1

Lazer inteligente

O que é o Lazer Inteligente? É o recreio tradicional amparado em intencionalidade pedagógica. Por trás de cada brincadeira proposta, de cada jogo, de cada competição, os objetivos levam à prática do fairplay, ao respeito ao outro, ao reconhecimento de talentos, ao aprendizado em vida social e ao estreitamento de laços de amizade, para além da sistematização que rege a sala de aula. As propostas nascem, na maior parte das vezes, dos próprios alunos, sempre apoiados por profissionais que garantem o ambiente de satisfação nesse espaço-tempo.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

4-1

Educação Física

Conforme prega a Base Nacional Comum Curricular, Motricidade e Corporeidade (maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo) são percebidas por nós como atos de linguagem. Assim, nas aulas de Educação Física, aos alunos são oferecidas experiências de condicionamento físico, de consciência corporal e de modalidades esportivas, cujo objetivo essencial consiste em formar seres humanos capazes de tomar decisões éticas sobre o papel das práticas corporais nos projetos de vida individuais e coletivos.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

5

Música

A música, linguagem universal, é a expressão humana que se materializa por meio dos sons, despertando sensibilidade e propiciando interações sociais. A ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros diversos, dos mais próximos aos mais distantes da cultura musical dos alunos, vivências fundamentais para a inserção e participação crítica e ativa na sociedade. Por isso, no Fórum Cultural, a música ganha papel primordial na grade curricular, sendo valorizada em suas diferentes formas de expressão e origens.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

6

Artes

O trabalho de Artes no Fórum Cultural se estrutura no tripé História da Arte, Apreciação Estética e Fazer Artístico. O respeito à individualidade, a livre criação, a experimentação de técnicas e o exercício do olhar são considerados porta de entrada para um trabalho que visa à autonomia criativa e expressiva do aluno.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

7

Educação Alimentar

Desde de 2000, nossa escola, comprometida com a educação integral dos seus alunos, antecipadamente cumpria uma lei promulgada em 2018, que inclui a Educação Alimentar nas disciplinas de Ciências e Biologia. Para além do trabalho propriamente pedagógico, nossos alunos são acompanhados, nas diferentes refeições, por profissionais da área que os incentivam a provar e valorizar os diversos alimentos que compõem a Pirâmide Alimentar, sempre visando à conscientização de que uma vida saudável e produtiva depende de uma alimentação equilibrada e nutritiva.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

8

Robótica

Uma cesta de basquete automática, um robô seguidor de linha, lutadores de sumô e até robôs para batalha! Esses são alguns dos resultados do trabalho dos alunos do Fórum nas Oficinas de Robótica, a partir dos kits LEGO. Nesse espaço, a liberdade de criar os mais diferentes robôs para os mais diferentes propósitos se soma ao aprendizado da programação que está por trás dos robôs autônomos e da engenharia dos robôs robustos. Para fora dos muros da Escola, nossos alunos ainda participam de competições, nas quais são desafiados à superação dos seus limites, em nome de uma prática colaborativa e do alcance dos melhores resultados.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]

9

Atendimento pedagógico

O Fórum Cultural oferece, no contra-turno do Ensino Fundamental I, uma oportunidade de atendimento aos alunos que apresentam alguma necessidade de apoio nas várias disciplinas, nas tarefas de casa, ou mesmo, para atualização de conteúdos, em caso de ausência prolongada. Nestes momentos, os estudantes são assistidos em grupo por um professor, que visa atender às demandas individuais de cada um deles.

[ Ler mais ]

[ Ler menos ]